FILME: Bordertown [Bordertown – Cidade Sob Ameaça] (2006)

0
1667
Cada do DVD do Filme: «Bordertown [Bordertown - Cidade Sob Ameaça]» (2006)
Cada do DVD do Filme: «Bordertown [Bordertown - Cidade Sob Ameaça]» (2006)

Apresentação

Bordertown (em português “Cidade Sob Ameaça“) é um filme baseado em factos verídicos protagonizado por Jennifer Lopez como actriz principal.

O facto curioso acerca deste filme é, como podemos constar do que está escrito no seu prólogo:

“Graças ao NAFTA (North American Free Trade Agreement – Acordo de Livre Comércio da América do Norte), firmas internacionais construíram fábricas no México, ao longo da fronteira com os EUA, para aproveitar a mão-de-obra barata e vender bens nos EUA a baixo custo. Em Juarez onde há cerca de mil destas chamadas “maquiladoras“, é produzida uma TV de 3 em 3 segundos e um computador de 7 em 7.”

“As “maquiladoras” contratam mulheres muito jovens porque estas aceitam salários baixos e queixam-se menos das longas horas e das más condições de trabalho.”

“A maioria das “maquiladoras” trabalha 24 horas por dia. Muitas mulheres são atacadas no percurso casa-fábrica ou fábrica-casa, noite dentro ou ao amanhecer. As empresas não proporcionam um seguro às operárias.”

Graças ao interesse corporativo, todos os abusos humanos, inclusive os assassinatos e as violações perpetrados a mulheres operárias nestas empresas são mantidos sob sigilo, para que não venha ao conhecimento do público a associação entre os interesses económicos das grandes multinacionais e o tratamento desumano que é dado, tendo em vista a busca de uma mão-de-obra barata.

O filme retrata a mordaça que envolve os meios de comunicação social, que estão presos a interesses económicos, tal como praticamente todos os aspectos da Sociedade actual.

Sinopse

Baseado em factos verídicos que comoveram a opinião pública americana, Bordertown é a história da luta apaixonada de uma mulher pela justiça. Lauren Fredericks (Jennifer Lopez) é uma ambiciosa jornalistaa trabalhar para o Chicago Herald. Querendo impressionar o seu editor (Martin Sheen), promete-lhe uma história importante, dirigindo-se para a cidade fronteiriça mexicana de Juarez, para investigar. Juarez é uma cidade dominada pelo medo. Centenas de mulheres foram brutalmente violadas e assassinadas e ninguém parece preocupar-se. Completamente bloqueada pelas autoridades, Lauren inicia uma determinada busca pela verdade. Eva é a vítima que conseguiu sobreviver. Violada e estrangulada por dois homens, foi abandonada às portas da morte. Mas, corajosamente, conseguiu escapar e pedir ajuda a um jornal local. Sentindo que está perante uma história que pode vir a ser premiada, Lauren convence um jornalista e antigo namorado, Diaz (António Banderas) a ajuda-la a proteger Eva.

Mas mascarar a verdade é mais do que uma “cacha”. Agora, é um caso de vida ou de morte.

Ficha Técnica:

Trailler:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here