Descoberto planeta habitável a 20 anos-luz da Terra

0
1955
Planeta Gliese 581g
Planeta Gliese 581g

Planeta habitável a 20 anos-luz da Terra

Um planeta a 20 anos-luz de distância da Terra poderá ter condições para ser habitável. O Gliese 581g pertence ao sistema de seis planetas que giram em torno da estrela Gliese 581 (que está situada na Constelação Libra). Os investigadores acreditam que poderá segurar uma atmosfera própria, podendo ter oceanos e rios, ser rochoso, reforçando assim a possibilidade de ser capaz de suportar vida.

A descoberta foi feita por investigadores norte-americanos da Universidade da Califórnia em Santa Cruz e do Instituto Carnegie, em Washington, tendo sido publicada no Astrophysical Journal. “O facto de termos descoberto tão rápido este planeta e que está tão perto, diz-nos que outros planetas como este podem ser comuns. O número de sistemas solares com planetas potencialmente habitáveis estará na ordem dos 10 ou 20%”, realçou o astrónomo Steven Vogt, que participou na investigação que está a ser feita há 11 anos.

O Gliese 581g tem uma massa três vezes superior à da Terra e o diâmetro é 1,2 a 1,4 vezes maior. A grande diferença é que um ano neste planeta dura 37 dias, isto é, o tempo que dura a dar a volta à estrela. Este planeta não tem o movimento de rotação, ou seja, um lado está sempre virado para a estrela, o que faz que seja sempre dia, enquanto no outro a noite é permanente.

No lado “diurno”, as temperaturas são bem altas, escaldantes, segundo os cientistas, no “nocturno” rondam os -31 graus e -12. Para os investigadores, o melhor local do planeta será a “fronteira” entre as duas zonas. “As formas de vida que poderiam surgir no planeta teriam uma grande variedade de climas estáveis para evoluir, dependendo da longitude em que se encontrassem”, salientou Vogt.

Planeta Gliese 581g
Planeta Gliese 581g

Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/ (Diário de Notícias)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here