Hercólubus, Nibiru, ou simplesmente Planeta X

24
2415
Hercólubus, Nibiru ou Planeta X
Hercólubus, Nibiru ou Planeta X

Muito se tem especulado acerca da possibilidade da existência de um corpo celeste ainda pertencente a este sistema solar, mas que se encontraria ou encontrará mais para além de Plutão. A este corpo celeste deram-se vários nomes, como sendo Planeta X na gíria mais científica, ou Hercólubus, nome adoptado por alguns grupos Gnósticos ou New Age ou até mesmo Nibiru, um termo acadiano que se julgava referir-se ao planeta Jupiter, e que mais tarde por meio do autor Zecharia Sitchin, foi associado a um planeta lento, que na sua órbita ao redor do Sol, a cada 3600 anos, passa junto ao Cinturão de Asteróides.

Mas vamos por partes, na abordagem a esta questão.

A formulação da hipótese do Planeta X

No Século XIX, alguns astrónomos  propuseram que irregularidades observadas na órbita de Neptuno e de outros gigantes gasosos pudessem ser causadas por um planeta hipotético. Isto foi motivado pela descoberta do próprio Neptuno, cuja órbita e massa foram previstas com base nas observações das perturbações orbitais de Urano. A este hipotético planeta deu-se o nome de Planeta X, sendo que neste caso, X é a letra x (incógnita, em matemática) e não o número romano 10, apesar do numero até coincidir, visto que o Planeta X se trata ou trataria, efectivamente do 10º planeta.

No entanto na altura em que foi avançado este nome para designar este suposto planeta, Plutão ainda não era conhecido, e foi precisamente a busca pelo Planeta X que provocou a descoberta de Plutão, em 1930. Plutão, porém, não foi considerado o Planeta X porque sua massa não era suficiente para explicar as irregularidades então registadas na órbita de Neptuno.

Assim, com o passar do tempo, vários corpos celeste conhecidos como plutóides ou planetas anões foram descobertos, inclusive Éris que até tem uma massa superior à de Plutão, e já foi então designado informalmente como 10º planeta.

Para a maioria dos astrónomos, a hipótese do Planeta X foi cabalmente rejeitada quando as missões das sondas Voyager e Pioneer permitiram recalcular as massas dos gigantes gasosos e não detectaram nenhuma forte atracção gravitacional imprevista além da órbita de Neptuno.

O Planeta Hercólubus (como surgiu a teoria?)

O planeta Hercólubus é muito conhecido entre os ocultistas, gnósticos e demais grupos esotéricos. Ao que se sabe, Hercólubus do ponto de vista astronómico, não existe. Nem existe também o sistema solar do qual se diz que ele é originário: Tilo. Os dados sobre ele são obtidos através dos ensinamentos dos mestres, um dos quais é Berrnard, que teria sido supostamente um astrónomo atlante. Segundo os astrónomos actuais, contudo, Hercólubus é um tema místico ou de ficção científica, já que um planeta seis vezes maior que Júpiter teria um diâmetro de aproximadamente 500 mil quilómetros, sendo pouca coisa menor em tamanho que a metade do Sol. Um planeta tão descomunal seria visível até com o mais simples dos telescópios, mas nada semelhante foi visto nem pelos mais sofisticados observatórios.

Vários escritos dizem que Hercólubus foi avistado por observadores durante viagens astrais conscientes e a cosmologia suméria refere-se a um astro de proporções semelhantes, denominado Marduk que teria trazido do céu os deuses que criaram a civilização humana.

Hercólubus ganhou, contemporaneamente, alguma notoriedade com Samel Aun Weor, que alimentou o movimento gnóstico, na década de 1950, tendo sido o autor de cerca de 70 livros e fundador do actual Centro de Estudos dos Auto-Conhecimento. Ele costumava afirmar que os seus livros eram baseados em experiências suas que eram obtidas sobretudo por viagens ao “Mundo Astral“.

Nibiru

Nibiru
Nibiru

Nibiru (também traduzido como Neberu ou Nebiru) é um termo em acadiano que significa “cruzamento” ou “ponto de transição”, geralmente relacionado a rios. Na astronomia babilónica Nibiru (grafado em escrita cuneiforme como Dné-bé-ru ou Ni-bu-rum) é um termo do ponto mais alto da eclíptica, ou seja, o ponto do solstício de verão e sua constelação relacionada. O estabelecimento do ponto do Nibiru é descrito na tábua V do épico Enuma Elish e associado ao Deus Marduk (o protector da cidade da Babilónia), e que geralmente se acredita tratar-se do planeta Júpiter.

Nibiru é também o nome de um hipotético planeta proposto por Zecharia Sitchin, baseando-se na ideia de que as Civilizações Antigas tinham feito contactos com extraterrestres, uma hipótese considerada inverosímil por cientistas e historiadores. Segundo Zecharia Sitchin, este povo conhecia todos os planetas do sistema solar, inclusive Nibiru, um planeta lento que, a cada 3600 anos, passa junto ao Cinturão de Asteróides. Segundo os sumérios, na formação do sistema solar há 6 biliões de anos, Nibiru foi atraído pelo Sol rumando em direcção ao centro e chocou-se com outro planeta já alinhado chamado Tiamat, que partiu-se ao meio dando origem à Terra e ao Cinturão de Asteróides, evento que ficou conhecido como Batalha Celeste.

Teorias Recentes

Planeta X
Planeta X

Assim, com a junção de todas estas teorias, e de muitos outros dados que remontam às Antigas Civilizações e às suas histórias de qual foi a origem da humanidade, da civilização e do Planeta Terra, actualmente foram formuladas inúmeras teorias e hipóteses, apontando quase todas no entanto para um desfecho básico comum.

Nibiru, Hercólubus ou Planeta X, este Planeta ou Estrela Anã Castanha como já foi classificada por muitos como justificação para a dificuldade dos astrónomos em detecta-la, por reflectir muito pouca luz é tida como tendo uma órbita parecida à de um cometa, aproximando-se do Sol com uma frequência muito alargada, tendo em conta os parâmetros humanos, e sempre que o faz, a sua passagem pelas proximidades da terra, dadas as suas dimensões, causa alterações catastróficas no nosso planeta.

É por isso, dada como causa para a catástrofe que arruinou por completo a Civilização Atlante há cerca de 12 mil anos, e quiçá também a Lemúre há muito mais tempo. Diz-se que será igualmente responsável pela destruição da actual, num evento que é cíclico.

2012

É assim que esta teoria é associada a 2012, prevendo-se a chegada deste corpo celeste na data prevista pelos maias como sendo o fim do calendário: 21 de Dezembro de 2012, com as consequências que daí poderão advir.

24 COMMENTS

  1. Olha pessoal se é fake ou naum naum sei , mas é preciso de tudo isso para tentar mudar a humanildade, tem muita coisa que nós naum sabemos, por exemplo nossa galaxia dizem que o tamanho dela é!!!(vou escrever diferente)
    A nossa galaxia de um ponto ao outro diz que leva 78 bilhões de anos luz para atravessar de um ponto ao outro.e porque a midia ainda naum divulgou sobre esse tal planeta, quem sabe as pessoas mudasem para melhor, amasem mais uns aos outros, crer realmente em Deus.
    Eu até gostaria que boa parte desses fatos fosse verdade, quem sabe o mundo melhora-se.

  2. Não acredito em fake mas sim em realidade…precisamos confiar em Deus??claro que sim !!!mas porq estamos nos lembrado de que Deus existe?por medo?desespero?vocÊ não acha tarde pra pedir a Deus ja que ele deixou seus caminhos e vontades bem clara nas escrituras sagrada!!agora que esta chegando o fim pensamos em arrependimento é tarde pra isso né?reflitam nisso mas lembre-se Deus é amor ainda ha tempo para procurar uma igreja e chegar-se a Deus!!

  3. Pra chegar-se a Deus não precisa “procurar igreja”. O que a gente precisa é fazer o que Jesus falou “amar os outros como a nós mesmos”.

  4. A vossa discussão acerca de como encontrar Deus, e obter a salvação, e o conflito que costuma confrontar a humanidade, o sentir-se incompleto, sentir a necessidade de buscar algo… São questões pertinentes, embora achemos que não é este o artigo indicado para essa questão. No futuro iremos escrever artigos mais relacionados com as questões que aqui têm sido discutidas, e aí esperamos pelos vossos comentários 🙂

    Também está nos projectos no Paradigma da Matrix lançar um Fórum de discussão onde no qual irá existir uma secção destinada precisamente ao debate destes temas… 🙂

  5. só um comentário:
    a civilização Atlante não teria sido destruida por um incidente astronomico… bá… ela estava numa placa tectônica que submergiu sob outra. eu tenho pouca informação sobre o assunto. no entanto, geologos especulão a localização dessa antiga cidade…
    outro:
    Deus, seja o que for, está nas decisões de cada um e nas suas interceções.

  6. NÃO GALERA PRESTA BEM ATENÇÃO…
    A LUA E NIBIRU QUE NAO É HERCOBULUS MAIS HERCOBULUS TAMBEM IRAM VIR EM DIREÇÃO A TERRA
    VJA BEM A DATA 21/12/12 … INVERTE A 1* DEZENA
    12/12/12 OK…
    ENTÃO DIVIDE PO DOIS
    HUMMMM
    6/6/6..
    OK…
    MAIS VAMOS LÁ ..
    EU O QUE VOS ESCREVO IREI USAR A FUSÃO DA ENERGIA QUANTICA E A ENERGIA ESTÁTICA
    A MINHA MATERIA E IREI EM DIREÇÃO A ESTES ASTROS E COM AS MINHAS PRÓPRIAS MAOS FAREI COM QUE SEJAM FUNDIDOS E SE TORNEM 1 , O PRIMUS
    E O LEVAREI APÓS PLUTÃO
    DEVO UM ULTIMO COMBATE COM HORUS
    DEIXEI ELE CEGO DE 1 OLHO DEVO DESTRUIR O OUTRO

  7. Boa Tarde
    Gostaria se possível de receber alguma informação no que refere-se ao hercolubus, seja livro, revista e planfetos.
    meu endereço
    paulo melo
    Rua do sol n 75
    centro aliança Pernambuco
    cep 55.890.000

  8. Quando isso não puder mais ser negado, sabe o que os cientistas céticos farão? Batizarão o fenômeno com outro nome e em seguida dirão que não se trata do fenômeno que afirmamos e sim de outro fenômeno distinto. O que acontecerá com Nibiru/Hercolubus será isso: quando não puderem mais negá-lo, darão a ele um outro nome, dirão que se trata de um planeta novo que acabaram de descobrir e que, apesar das “coincidências”, não é o mesmo planeta.
    Os céticos são negacionistas e NUNCA darão o braço a torcer. Para eles, não reconhecer que os espiritualistas estão certos é uma questão de vida ou morte. Para evitar admitir que dizem inverdades, os céticos sempre se valem do conceito de “coincidência”. Em última instância, apelam para esse conceito e tudo fica resolvido, sem que eles tenham que rever as teorias em que acreditam cegamente e das quais não permitem que se duvide.

  9. Segue abaixo uma lista de artigos científicos sobre indícios e evidências de um grande corpo celeste nos limites do sistema solar. O grande astro possui vários nomes e não há consenso a respeito das características que lhe são atribuídas, pois considera-se que pode ser uma anã marrom, uma anã vermelha ou um imenso planeta:

    Un informe del Dr Matese, podría haber encontrado un planeta gigante en la zona exterior del Sistema Solar:

    http://starviewer.wordpress.com/2010/04/29/un-informe-del-dr-matese-podria-haber-encontrado-un-planeta-gigante-en-la-zona-exterior-del-sistema-solar/

    El diario canadiense Now Public analisa el informe del STV-G1.9: La Enana Marrón:

    http://starviewer.wordpress.com/2010/09/23/el-diario-canadiense-nowpublic-analiza-el-informe-del-stv-g1-9-la-enana-marron/

    Desde 1983, NASA sabe que nuestro sistema solar es binario:

    http://planetaquantum.wordpress.com/2009/08/15/verdades-cientificas-sobre-astrofisica-desde-1983-nasa-sabe-que-nuestro-sistema-solar-es-binario-evidencias-cientifica/

    Astronauta russa Marina Popovich: O Planeta X é real.

    http://starviewer.wordpress.com/2011/04/25/la-cosmonauta-rusa-marina-popovich-habla-claro-el-planeta-x-es-real/

    Cometa Elenin sugere perturbação em Sagistário, justamente onde está G1.9 (Hercolubus?)

    http://starviewerteam.org/index.php?option=com_content&view=article&id=11107:elenin-tercer-analisis-visualizando-el-cluster-iperturbacion-de-sagitario&catid=60:latest-news

    Perturbação de Oort exposta:

    http://starviewer.wordpress.com/2011/04/07/la-perturbacion-de-oort-al-descubierto-nea-los-objetos-de-oort-y-su-danza/

    Livro sobre a perturbação em Oort:

    http://starviewer.wordpress.com/2011/03/16/publicacion-del-e-book-misterios-de-la-astrofisica-la-perturbacion-de-sagitario-g-1-90-3-la-falsa-supernova-y-la-busqueda-de-nibiru/

    Sobre a tempestade solar de 24 de abril e a possível mudança dos estados da matéria:

    http://starviewerteam.org/index.php?option=com_content&view=article&id=11104:espectacular-llamarada-solar-el-dia-24-de-abril-las-emisiones-del-sol-pueden-cambiar-los-estados-de-la-materia&catid=60:latest-news

    Guerra no Parlamento Europeu pelo direito à informação sobre o que está ocorrendo na Terra:

    http://starviewer.wordpress.com/2010/06/05/la-guerra-abierta-en-el-parlamento-europeo-por-la-defensa-de-los-derechos-fundamentales-de-los-ciudadanos-lo-que-no-nos-quieren-poner-en-los-medios-de-comunicacion/

  10. Do you thing science and religion are the best way to understand what are we doing here? Do you?
    Oh my little child, sleep with one eye open, because the time is coming! New ways, new possibilities, new chalenge,new sense of all.
    Have I said too much?

  11. Deus não e Brasileiro mais a Noiva é !

    The Lord isn’t a Brazilian but the Bride surely is.

  12. acreditem ou não,isso vai acontecer,esta catastrofe é inevitavel,se você tiver que mudar então mude,pra melhor;mude internamente,procure por você,teu SER INTERNO elimine teus defeitos,ajude as pessoas,os animais,a natureza ainda da tempo,mesmo sabendo que tudo logo vai acabar,oque posso dizer é que,tudo isto é mt serio.

  13. como disse anterior,tudo isto é muito sério,não posso aqui revelar como sei disso,os astronomos ainda não sabem mais em breve saberão é só uma questão de tempo.tem pessoas que só acredita vendo,então esperem,mais não se apavorem.digo isso hoje que;neste momento quando vcs verEm irão todos procurar por DEUS,MAIS SABEM ONDE PROCURAR???A S P

  14. sabem onde procurar?como disse nos 2 anteriores procurem dentro de vcs,no coração,DEUS está ali,te esperando.Não espere muito procure logo urgente,hj mesmo.

  15. TUDO PARA MIM SÓ REALÇA A GRANDEZA DO CRIADOR DO UNIVERSO, QUE ALÉM DO QUE JÁ ESTÁ DESCOBERTO E DO QUE HÁ PARA SE DESCOBRIR, MESMO COM A GANÂNCIA HUMANA COLOCANDO EM RISCO O FUTURO DO PLANETA, DEUS JÁ CRIOU A NOVA JERUSALÉM PARA OS QUE O AMAREM E AMAREM O SEMELHANTE COMO A SÍ MESMO E LAVAREM SUAS VESTES NO SANGUE DO CORDEIRO. JESUS MAIOR DO QUALQUER CONFLITO HUMANO OU INTERGALATICO.

  16. claro q pode ser verdade, mais claro q tambem pode ser mentira, segundos o calendario maia a terra ja acabo , muitas outras vezes,no ano 2000 de acordo com o calendario maia seria o fim do mundo agente ta em 2012 e nada aconteceu claro q pode ser verdade , nao me lembro perfeitamente mais parece q na biblia dis q um planeta como o sol iria explodir(ou pode ser nibiru q ira colidir com a terra e entao explodir)
    e assim seria o fim do planeta terra e de todos os planetas da nossa galaxia …. e ate isso acontecer nois humanos ja teriamos achado um planeta em outra galaxia q de pra respira nao lembro muito bem mais a historia e parecida com isso

  17. (continuação)

    Localizada Anã Marrom próxima a plutão, neste caso sob o nome G1.9 (que a NASA afirma ser uma supernova bem distante do sistema solar e não uma anã marrom ali na esquina):

    http://starviewer.wordpress.com/2009/07/20/localizada-la-enana-marron-cerca-de-pluton-la-otra-verdad-del-40th-aniversario/

    A teoria de Nêmesis (Dr. Richard Muller):

    http://muller.lbl.gov/pages/lbl-nem.htm

    Irá a NASA resolver o debate acerca do gigantesco planeta chamado Tyche?

    http://www.space.com/10952-nasa-giant-planet-tyche-faq-wise.html

    Cientistas procuram sinais de Hercolubus/Nibiru sob os nomes Nêmesis/Tyche:

    http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Tyche_Cientistas_tentam_provar_planeta_gigante_no_Sistema_Solar&posic=dat_20110221-074433.inc

    Informe final de astrônomos independentes sobre a identidade de Nêmesis como G1.9:

    http://starviewer.wordpress.com/2010/03/02/informe-final-sobre-g1-9stv-nemesis-datos-tras-las-diferentes-reuniones-y-reflexiones-de-astrofisicos-independientes/

    Os pólos magnéticos da Terra já inverteram suas posições bruscamente no passado e podem fazer isso de novo:

    http://eternosaprendizes.com/2010/09/21/geologos-descobrem-evidencias-dos-dias-em-que-o-campo-magnetico-da-terra-ficou-caotico-e-se-inverteu/

    Ainda não há consenso científico a respeito das diferenças entre anãs marrons e exo-planetas gigantes:

    http://eternosaprendizes.com/2010/09/09/o-que-diferencia-um-exoplaneta-gigante-de-uma-ana-marrom-novas-pesquisas-desafiam-os-limites-teoricos/

    Existem muitas anãs marrons próximas ao sistema solar e ainda ocultas:

    http://eternosaprendizes.com/2010/06/29/ha-numerosas-anas-marrons-nas-vizinhancas-do-sistema-solar-pesquisa-do-spitzer-indic-que-sim/

    Existe uma anã marrom fria:

    http://eternosaprendizes.com/2011/04/01/eso-divulga-resultados-sobre-a-ana-marrom-ana-castanha-mais-fria-ja-detectada/

    Nasa admite a possibilidade de um gigantesco planeta acompanhar uma anã marrom:

    http://starviewer.wordpress.com/2011/07/18/nasa-admite-la-posibilidad-de-existencia-de-nibiru-acompanando-a-una-enana-marron-la-mision-wise/

    Elenin não vem sozinho:

    http://amigoacarlosrealidade.blogspot.com/2011/07/elenin-e-um-cluster-anomalias-nos.html

    NASA admite que a Perturbação de Sagitário é uma das preocupações prioritárias do WISE:

    http://starviewerteam.org/?option=com_content&view=article&id=1728%3Anasa-parafrasea-veladamente-nuestros-informes-sobre-la-enana-marron-y-reconoce-que-son-ciertos&catid=60%3Alatest-news&Itemid=65&fontstyle=f-larger

    Tormentas solares em 25-28 de junho e mais de 30 sismos com magnitude superior a 5:

    http://starviewerteam.org/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=50

    Não importa os nomes que lhe dêem (Nibiru, Hercolubus, G1.9, Tyche ou Nêmesis), o fato é que há crescentes e persistentes indícios de que não se deveria rir desta idéia e nem descartá-la gratuitamente, afirmando de boca cheia que o perturbador astro não existe. Os fatos científicos estão aí, para quem quiser relacioná-los. Basta conectar as várias descobertas da ciência para se concluir que a existência de Hercólubus, é no mínimo, uma hipótese considerável. Ainda assim, os céticos sofistas usam o deboche como arma.

    Nenhum pesquisador sério ri de teorias, somente as descarta, mantendo, porém, a mente aberta para a reconsideração das mesmas em outras oportunidades.

  18. Percebo aqui que as pessoas falam muito de Deus e criticam os Maias…
    Mas se pegarem a biblia no livro de apocalipse iram ver que la fala algo sobre estrela cairem do ceu e o proprio fim do mundo ou algo assim…
    Os Maias e os cientistas podem estarem certos desta vez ou não

  19. http://teoriadaconspiracao.org/discussion/435/nibiru-hercolubus-planeta-x/
    Vocês se lembram que quando o Cometa Elenin foi descoberto, um astrônomo chines disse que havia algo vindo atras do Elenin?

    2011: “Atrás do cometa, que foi descoberto em dezembro do ano passado, os
    cientistas chineses asseguram que vem algo que eles chama de ‘cluster’,
    que significa um cúmulo globular, ou talvez uma nave extraterrestre.“ (http://noticias.terra.com.ar/cientificos-chinos-dicen-que-detras-de-cometa-viene-un-ovni,42ed4ad9867bf210VgnVCM4000009bf154d0RCRD.html)

    Na verdade este “algo” vindo atras de Elenin era Nibiru, que compartilha a mesma orbita de Elenin com aproximadamente um ano de diferença, mas por Nibiru ser muito grande (umas 4x maior que Júpiter), estar muito distante e vir da mesma direção de Elenin, parecia estar atras dele…

    Querem saber onde Nibiru está hoje? Basta ver onde Elenin estava um ano atras:
    http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=C/2010%20X1

    Querem mais informações atuais de sites da NASA sobre Nibiru? Vejam este seminário:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=xzVbljRNH_E#t=5604s

    Nibiru no Google Sky:
    http://www.google.com/sky/#latitude=13.592599757147152&longitude=-32.991943359375&zoom=7&Spitzer=0.00&ChandraXO=0.00&Galex=0.00&IRAS=100.00&WMAP=0.00&Cassini=0.00&slide=3&mI=1&oI=1

    Nibiru no World Wide Telescope (usando nas
    opções do rodapé “Imagery” = IRIS):
    http://www.worldwidetelescope.org/wwtweb/goto.aspx?object=ViewShortcut&ra=9.81542519678371&dec=13.5243175036928&zoom=38.654705664

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here