Apresentação do Projecto Vénus

0
689
Organização que promove as visões do futuro de Jacque Fresco através de um website
Organização que promove as visões do futuro de Jacque Fresco através de um website

O Projecto Vénus é uma organização que promove as visões do futuro de Jacque Fresco através de um website e pela distribuição de vídeos, documentários e literatura. Tem como objectivo melhorar a Sociedade, construindo cidades sustentáveis, usando energia de forma eficiente, gerindo os recursos naturais da Terra, usando automação avançada e focalizando-se nos benefícios que tudo isto poderá trazer à Sociedade. A organização foi fundada por Jacque Fresco e por Roxanne Meadows em 1995, embora o projecto já exista desde os anos setenta.

Future by Design, um filme sobre a vida e a obra de Jacque Fresco, foi produzido em 2006. O nome da organização tem origem na cidade de Venus, Flórida, onde está situado o centro de pesquisa da organização.

Metas e Propostas

Na nossa imprensa das massas, é comum lermos e escutarmos colunistas falarem sobre a quantidade de problemas sociais que se nos deparam hoje, tais como o aquecimento global, a destruição do meio ambiente, o desemprego, o crime, a violência, a pobreza, a fome e a explosão populacional. Porém, quantas vezes ouvimos falar em planos exequíveis para aliviar muitos desses problemas sociais? É relativamente fácil criticar a Sociedade, mas é muito difícil identificar e implementar planos para resolver os problemas.

O Projecto Vénus trata-se de um esboço autêntico para a génese de uma nova civilização global, baseada na concernência humana e na recuperação ambiental.

Os planos para o Projecto Vénus oferecem à Sociedade um espectro mais amplo de escolhas com base nas possibilidades científicas podendo conduzir a uma nova era de paz e sustentabilidade para todos. Através da implementação de uma economia baseada em recursos e de uma variedade de tecnologias inovadoras e não-nocivas ao meio ambiente aplicadas directamente ao sistema social, as propostas do Projecto Vénus irão reduzir dramaticamente o crime, a pobreza, a fome, a falta de habitação e muitos outros problemas urgentes que hoje são comuns por todo o mundo.

Projecto Vênus

Um dos alicerces das descobertas da organização é o facto de que muitos dos comportamentos disfuncionais da Sociedade de hoje originam-se directamente do ambiente desumanizador de um sistema monetário. Além disso, a automação tem resultado na substituição tecnológica da mão-de-obra humana por máquinas e eventualmente a maioria das pessoas não terão o poder aquisitivo para comprar os produtos e serviços resultantes.

O Projecto Vénus propõe um sistema social no qual a automação e a tecnologia seriam inteligentemente integradas a um projecto social abrangente, onde a função primária seria maximizar a qualidade de vida em vez dos lucros. Este projecto também introduz um conjunto de valores práticos e exequíveis.

Isso está em perfeita concordância com os aspectos espirituais e os ideais encontrados na maioria das religiões em todo o mundo. O que distingue o Projecto Vénus, contudo, é que ele se propõe a traduzir esses ideais numa realidade funcional.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here