Apresentação do Movimento Occupy

2
575
Movimento Occupy
Movimento Occupy

O Movimento Occupy é um movimento de protesto internacional, que é principalmente dirigido contra a desigualdade económica e social. Os primeiros protestos Ocuppy a ser amplamente abordados foram o Occupy Wall Street em Nova York e o Occupy San Francisco, ambos tendo ocorrido em 17 de Setembro de 2011. Estes protestos foram precedidos por um movimento semelhante chamado Occupy Dataran em Kuala Lumpur em Julho.

Até 9 de Outubro, os protestos Occupy ocorreram, ou estavam em curso, em mais de 95 cidades de 82 países e mais de 600 comunidades nos Estados Unidos. A partir de 17 de Novembro a página de encontro da Internet Occupy together listava comunidades em 2.609 cidades de todo o mundo. O movimento foi iniciado pelo grupo activista canadiano Adbusters e em parte inspirada pela Primavera Árabe, especialmente os protestos da Praça Tahrir no Cairo e pelo protesto dos Indignados Espanhois. O movimento geralmente usa o slogan “Estamos a 99%”, que é o formato da hashtag do #Occupy e organiza-se através de sites tais como o Occupy Together. De acordo com o Washington Post, o movimento, que tem sido descrito como um “despertar democrático” por Cornel West, é dificilmente descortinado com pouca pesquisa.

Na tarde de 11 de Novembro, em Halifax, Nova Escócia e posteriormente, na noite de 14 de Novembro, as autoridades encerraram acampamentos em todo o mundo, recorrendo à força, em cidades tais como Nova York, Oakland e Zurique. Os manifestantes reagruparam-se e prometeram continuar os protestos de imediato, muitas vezes de forma desafiadora, regressando aos locais que haviam sido desimpedidos.

Origem

Em 30 de Maio de 2011, um líder do Movimento dos Indignados Espanhois, inspirado na Primavera Árabe, fez um apelo ao protesto em todo o mundo no dia 15 de Outubro. A meio do ano de 2011, o grupo canadiano Adbusters Media Foundation, mais conhecido pela sua revista anti-consumista e sem publicidade, propôs uma ocupação pacífica de Wall Street para protestar contra a influência corporativa sobre a democracia, realçando uma crescente disparidade na riqueza, e a ausência de repercussões legais a quem esteve por trás da recente crise financeira global. De acordo com o editor sénior da revista, “a ideia foi basicamente lançada, em meados de Julho na nossa lista de e-mails, e foi espontaneamente absorvida por povos de todo o mundo. Tornou-se numa bola de neve.”

Uma das inspirações do movimento foi a Vila da Democracia criada em 2010, em frente ao Parlamento Britânico, em Londres.

O Movimento Occupy recebeu atenção adicional quando o grupo Anonymous da Internet incentivou os seus seguidores a tomar parte nos protestos, convocando os manifestantes a “inundar a baixa de Manhattan, montar tendas, cozinhas, barricadas pacíficas e ocupar Wall Street“. O protesto foi promovido com um cartaz que apresentava uma dançarina em cima do icónico Touro de Wall Street.

O primeiro protesto foi realizado no Zuccotti Park, em Nova York em 17 de Setembro de 2011.

Índice do Movimento Occupy: https://paradigmatrix.com/?p=417

2 COMENTÁRIOS

  1. Amigo Raimundo Medeiros,

    Obrigado pela sua colaboração.

    Já tivemos oportunidade de ver o vídeo que recomendou.

    Também obtemos informações no sentido de que o Movimento Occupy tem origem nas próprias elites, e iremos lançar brevemente artigos com essas informações.

    Sabemos que existem muitos movimentos promovidos por entidades patrocinadas pelo George Soros, que instigam as massas, e através dos movimentos populares tentam obter reivindicações que interessam ao próprio sistema.

    Esta apresentação do Movimento Occupy é apenas o inicio daquilo que irá ser dito acerca do movimento…

    Saudações.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here