BIOGRAFIA: David Rockefeller

0
3893
David Rockefeller, Sr. em 2016
David Rockefeller, Sr. em 2016

David Rockefeller, nascido em 12 de Junho de 1915, é um célebre banqueiro norte-americano e patriarca da conhecida Família Rockefeller. É o único filho vivo de John D. Rockefeller Jr. e neto do multi-milionário magnata petrolífero John D. Rockefeller, o fundador da Standard Oil. Os seus cinco irmãos, já falecidos, foram Abby, John D. Terceiro, Nelson, Laurance e Winthrop.

Banqueiro e diplomata, David Rockefeller pertence a uma família responsável por construir os maiores impérios económicos dos Séculos XIX e XX. David foi o promotor de projetos ambiciosos como o Rockefeller Center, o Museu de Arte Moderna (MOMA) da Universidade Rockefeller, a remodelação da área de Wall Street e a construção das Torres Gémeas do World Trade Center.

História de vida

Nascido 12 de Junho de 1915 em Nova York, David Rockefeller pertence a uma das famílias mais ricas do mundo. É filho de John Davison Rockefeller Jr., e teve cinco irmãos e uma irmã, sendo que um deles, Nelson, foi quatro vezes governador de Nova York e duas vezes vice-presidente dos Estados Unidos. David Rockefeller é casado com Abby Aldrich, mecenas da arte moderna, com quem teve seis filhos.

David estudou nas universidades de Harvard e Chicago. Trabalhou muitos anos como banqueiro, adquirindo assim grande importância internacional. Ingressou no Chase National Bank of New York em 1946 como vice-diretor do Departamento do Estrangeiro, onde se tornaria vice-presidente três anos depois.

Em 1955, o banco fundiu-se com o Chase National Bank of Manhattan, criando assim o Chase Manhattan Bank, que se tornou em 1969 no Chase Manhattan Corporation. A partir daí, tornar-se-ia gerente geral e, de 1969 até à sua reforma em 1981, presidente.

David foi também membro do Serviço de Inteligência do Exército dos EUA no Norte de África e em França. David Rockefeller reuniu líderes mundiais, incluindo Zhou Enlai, Mikhail Gorbachev, Anwar al-Sadat e Ariel Sharon. Além disso, nos dias em que serviu como embaixador sem pasta em missões de alto nível, trabalhou com todos os presidentes dos EUA desde Dwight Eisenhower.

Em 1973, David, que possuía o grau máximo que pode ser alcançado (33º) na Maçonaria, fundou a Comissão Trilateral. Trata-se de uma associação privada, que se articula em resposta às áreas geográficas que governam o mundo: América do Norte (EUA e Canadá), Europa e Japão.

É um membro da assíduo das reuniões do Clube Bilderberg.

David Rockefeller foi o promotor de projetos ambiciosos como o Rockefeller Center e o Museu de Arte Moderna (MOMA) da Universidade Rockefeller (fundado pelo seu avô em 1901. Juntou-se ao conselho da faculdade em 1940 e dez anos depois, sucedeu ao seu pai como presidente, cargo que ocupou até 1975. Vinte e mais tarde foi nomeado presidente honorário da organização e membro vitalício do conselho).

David Rockefeller também promoveu a re-urbanização da zona de Wall Street e a construção das torres gêmeas. É também proprietário de uma das coleções de arte mais importantes do mundo, sendo os seus pintores favoritos Picasso, Cézanne e Matisse.

Em 2004 apareceu o livro “Memórias: História de uma vida excepcional“, a sua autobiografia, não se tratando apenas de lembranças da sua vida familiar, mas também das suas viagens pelo mundo, onde conheceu personalidades tais como Nelson Mandela, Hitler, Gorbachev, Castro, Sharon e Pinochet, entre outras questões.

Por outro lado é conhecido como sendo um filantropo. Por exemplo, em 2005, doou cem milhões de dólares à Universidade Rockefeller, verbas dedicadas à pesquisa. Também doou em Abril daquele ano, cem milhões de dólares ao Museu de Arte Moderna (MOMA) de Nova York. Agora reformado, vive na sua cidade natal.

Número de artigos (David Rockefeller): 2

LISTAGEM:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here