HAARP: estrutura

0
646
Constituição da estrutura de HAARP
Constituição da estrutura de HAARP

O HAARP foi construído onde ficava o radar  OVER-THE-HORIZON (OTH). Uma grande estrutura, construída para abrigar o OTH é agora a casa do HAARP, sala de controlo, cozinha e escritórios. Diversas outras pequenas estruturas ficaram como salas de outros instrumentos. O sítio do HAARP foi construído em três diferentes etapas:

1.) O Protótipo de Desenvolvimento tinha 18 antenas, organizadas em três colunas por seis linhas. Era alimentado por 360 kilowatts (kW). Este protótipo transmitia energia suficiente para os testes ionosféricos mais básicos.

2.) O Protótipo de Desenvolvimento Completo tem 48 antenas, organizadas em seis colunas de oito linhas cada, com 960 kW de transmissão. Era comparável a outras estações de calor ionosféricas. Foi usada para diversas experiências científicas e ionosféricas que lograram êxito ao longo dos anos.

3.) O Instrumento de Pesquisa Ionosférica Final tem 180 antenas, organizadas em quinze colunas por doze linhas cada, tendo como ganho teórico máximo de 31 dB. Alimentado por uma transmissão de 3.6 MW, mas a energia é voltado para cima de maneira geométrica de forma a permitir que as antenas trabalhem todas juntas controlando a sua direcção. Em Março de 2007, todas as antenas estavam instaladas, assim a fase final foi concluída e o conjunto de antenas estava numa fase de testes de performance para cumprir as normas de segurança exigidas pelas agências reguladoras. O projecto começou a funcionar oficialmente com transmissão de 3.6 MW no verão de 2007, emitindo uma Energia de Radiação Efectiva de 5.1 Gigawatts ou 97.1 dBW de saída. Entretanto, normalmente o complexo opera numa fracção daquele valor devido ao baixo ganho da antena em frequências de operação padrão.

HAARP
Estrutura de HAARP

Cada antena consta de um dipolo cruzado que pode ser polarizado para efectuar transmissões e recepções em modo linear ordinário (modo Ou) ou em modo extraordinário (modo X). A cada parte de cada um dos dipolos cruzados é alimentada individualmente por um transmissor integrado, desenhado especialmente para reduzir ao máximo a distorção. A potência efectiva irradiada pelo aquecedor está limitada por um factor maior de 10 à mínima frequência operativa. Isto deve-se às grandes perdas que produzem as antenas e um comportamento pouco efectivo.

O HAARP pode transmitir numa onda de frequências entre 2,8 e 10 MHz. Esta intensidade está acima das emissões de rádio AM e abaixo das frequências livres. O HAARP tem permissões para transmitir unicamente em certas frequências. Quando o emissor está a transmitir, a largura de banda do sinal transmitido é de 100 kHz ou menos. Pode transmitir de forma contínua ou em pulsos de 100 micro-segundos. A transmissão contínua é útil para a modificação ionosférica, enquanto a de pulsos serve para usar as instalações como um radar. Os cientistas podem executar experiências utilizando ambos os métodos, modificando a ionosfera durante um tempo predeterminado e depois medindo a atenuação dos efeitos com as transmissões de pulsos.

Fonte: Wikipédia (Pt)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here