FILME: JFK (1991)

0
1882
Filme: JFK (1991)
Filme: JFK (1991)

Apresentação

JFK é um filme norte-americano de 1991, do género drama histórico, dirigido por Oliver Stone e com roteiro baseado nos livros «Crossfire: The Plot That Killed Kennedy», de Jim Marrs, e «On the Trail of the Assasins», de Jim Garrison, sobre o assassinato do presidente John F. Kennedy.

O filme foi produzido pelos estúdios Warner Bros. / Alcor Films / Camelot / Ixtlan Corporation / Le Studio Canal+ / Regency Enterprises e distribuido pela Warner Bros. A banda sonora é de Tom Hadju, Andy Milburn e John Williams, a direcção de fotografia é de Robert Richardson, o desenho de produção de Victor Kempster, a direcção de arte de Derek R. Hill e Alan Tomkins, o figurino de Marlene Stewart e a edição de Joe Hutshing e Pietro Scalia. Estiveram envolvidos no processo de criação do roteiro do filme 24 investigadores.

O papel de Jim Garrison foi originalmente oferecido a Harrison Ford, que o recusou devido ao envolvimento político do filme. Mel Gibson também foi equacionado para o papel de Jim Garrison.

Ao longo do filme é mostrado, por diversas vezes, o vídeo amador feito por Abraham Zapruder, que mostra o presidente John F. Kennedy a ser atingido pelos tiros disparados contra ele.

O filme foi incluído em quinto lugar na lista dos 25 filmes mais controversos de todos os tempos, feita pela Entertainment Weekly em 16 de Junho 2006.

Sinopse

Quase três décadas depois do assassinato de Kennedy, três quartos dos americanos – homens e mulheres – continuam a duvidar de que só um homem tenha sido responsável pela morte do presidente. “JFK” examina as várias teorias sobre o crime que abalou a estrutura norte-americana. O director Oliver StonePlatoon» e «Nascido em 4 de Julho») fez um impressionante trabalho de pesquisa, num dos maiores desafios da sua carreira. Interpretações marcantes de Kevin CostnerRobin Hood: O Príncipe dos Ladrões» e «Danças com Lobos») como o insaciável promotor Jim Garrison: Joe PesciTudo Bons Rapazes» e «Arma Mortífera 2» e 3); Tommy Lee Jones (Indicado ao Oscar de Melhor Actor Secundário por este filme em 1991); Gary oldman a interpretar o louco assassino solitário, Lee Harvey Oswald; Sissy SpacekCarrie»); Donald SutherlandThe Italian Job») como sendo o misterioso Mr.X” e Jack Lemmon, um dos actores mais aclamados do cinema. Vencedor de 2 Oscares em 1991 (Melhor Fotografia e Melhor Montagem) e um Globo de Ouro (Melhor Diretor), JFK é um filme informativo, político e poderoso. É, sem dúvida, uma lição de ética, liberdade de informação e cinema.

O filme apresenta uma possível teoria da conspiração para explicar o assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy.

Ficha Técnica:

 

Trailler (não legendado):

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here