O Século de Matusalém ou os Segredos da Longevidade

0
1814
Representação de Matusalém
Representação de Matusalém

Muitas pessoas sonham em viver até aos 100 anos da idade, mas poucas delas conseguem fazer isso. A idade de 990 anos ocorreu apenas ao profeta bíblico Matusalém. Mas apesar de tudo, há pessoas que duram muito e em alguns países o número deles tem crescido constantemente.

Há muitas pessoas que têm mais de 100 anos da idade em Cuba. Nos últimos dois anos o seu número cresceu em mais de 53. Pois bem, de que depende a longevidade? Eis o que diz a esse respeito Ludmila Serova, sub-directora do instituto de pesquisas científicas de gerontologia.

“Afirma-se que 30% se deve aos factores genéticos. Os filhos das pessoas que duram muito têm uma vida mais longa. Isso é condicionado pelo Ambiente, hábitos e modo de viver da família. Para viver muitos anos e depois dos 40 não se sentir doente é preciso cuidar da sua Saúde até à idade de 40 anos.

Na visão de Ludmila Serova, Cuba tem uma medicina muito boa. E durante os últimos 20 anos muita atenção tinha sido prestada à Saúde da população, em primeiro lugar à das crianças. Mas isso não é o único factor que favorece a longevidade.

“A comida frugal também favorece a longevidade. É famosa a dieta mediterranea que inclui peixe, frutas e legumes, está claro. o clima, mas isso não é o único factor da longevidade”.

Está claro que Cuba tem pouca semelhança com a Rússia. Não obstante, mais ou menos 350 mil habitantes da Rússia têm mais de 80 amos. também há mais de 6 mil pessoas que têm 100 anos de idade.

Há cerca de  200 ou 300 anos a Rússia era famosa na Europa pela longevidade da sua população. Um estrangeiro escreveu o seguinte nas suas anotações:

“Muitos russos conseguem viver até 90, 100 e 120 anos e só na velhice se deparam com doenças”.

O segredo da longevidade é o banho russo. O instituto da gerontologia fez uma contagem das pessoas que viviam muito na Rússia contemporânea. Foram apurados dados interessantes.

“O território da Rússia central é muito favorável à vida das pessoas do grupo da terceira idade. Na Sibéria e no Extremo Oriente há poucas pessoas que vivem durante muito tempo”.

No Cáucaso 42% das pessoas que têm mais de 100 anos de idade. O segredo é antes de mais nada, o ar daquelas paragens. Nem todos tinham a sorte de nascer e viver nas montanhas. Mas mesmo nas condições menos favoráveis pode prolongar-se a vida. Em Moscovo também há pessoas que vivem muito tempo que têm mais de 80 anos de idade, actualmente são mais de 30 mil. Não existe receita de longevidade, mas para prolongar a sua vida é preciso ficar mais ao ar fresco, alimentar-se de forma regrada e ficar menos nervoso.

Fonte: Voz da Rússia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here