Uma Experiência sobre a Mediunidade e a Bolsa de Valores

0
430
Keith Harary em 1983
Keith Harary em 1983

Os poderes mediúnicos podem ajudar a prever o movimento do mercado na Bolsa de Valores? Esta pergunta foi feita recentemente pelo psicólogo e médium Keith Harary e pelo físico Russell Targ. Para conduzir as suas experiências, os investigadores escolheram o mercado da prata, que é notoriamente instável e oscila rapidamente de dia para dia. Diversos investidores mostraram-se dispostos a aplicar grandes quantias de dinheiro baseados nas previsões de Harary.

Para aliviar a tensão durante a experiência e para impedir que Harary se sentisse muito tenso enquanto fazia as suas previsões, os prognósticos eram feitos de maneira indirecta. Todas as quinta-feiras, desde o dia 16 de Setembro de 1982, Targ pedia a Harary para que descrevesse o objecto, escolhido a partir de um grupo, que ele veria na segunda-feira seguinte. Cada um dos quatro objectos designava uma oscilação em particular no mercado da  prata, desde uma alta até uma queda acentuada.

Depois das respostas dadas pelo médium, Targ olhava para o grupo de objectos e decidia qual deles Harary havia descrito. A oscilação correspondente no mercado da prata era então comunicada aos investidores, que usavam a informação para comprar ou vender.

A experiência originou extraordinário sucesso. Sete transações consecutivas foram feitas com base nas sete previsões correctas e os investidores ganharam 120 mil dólares na Bolsa de Valores.

Fonte: Livro «O Livro dos Fenómenos Estranhos» de Charles Berlitz

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here