Durão Barroso ataca governo grego em entrevista à BBC

0
470
"Porque é que a Grécia não segue o caminho de Portugal ou da Irlanda?", questionou Durão Barroso, sublinhando que “esses países implementaram com sucesso programas de ajustamento"

O antigo líder da Comissão Europeia acusou Alexis Tsipras de ter prometido “coisas irrealistas ao seu povo”.

“Não há nada a impedir que a Grécia tenha sucesso, excepto, por vezes, má Política e essa má Política criou muitos problemas para a situação grega”, afirmou o ex-presidente da Comissão Europeia durante uma entrevista à BBC.

Durão Barroso adiantou que “as dúvidas voltaram” com o executivo do Syriza. “Antes das eleições esperávamos um crescimento da economia e agora é uma pena que depois de todos os esforços a Grécia morre na praia”, frisou.

“Devemos lembrar-nos que há países mais pobres que estão a emprestar dinheiro à Grécia, por isso propor um perdão parcial na sua dívida receberia certamente um não desses seus parceiros”, disse ainda.

O ex-primeiro-ministro questionou por que a razão “a Grécia não segue o caminho de Portugal ou da Irlanda?”, referindo que “esses países implementaram com sucesso programas de ajustamento”.

Segundo Durão Barroso, a Comissão Europeia fez tudo para “evitar a saída da Grécia do euro, mas também para evitar o efeito de contágio noutros países”.

“A bolsa está basicamente no campo da Grécia“, afirmou, defendendo que “não foi a Alemanha ou os outros países da União Europeia que criaram os problemas nas Grécia”.

Sobre uma eventual saída da Grécia do euro, o antigo líder da Comissão Europeia assinalou que esta não deverá afectar Portugal.

“Agora os mercados estão mais confiantes nos países da periferia. Acredito que hoje não vai haver o mesmo tipo de problema se houvesse uma saída da Grécia do euro”, destacou, acrescentando que “não teria um grande efeito no sistema financeiro através dos bancos porque a maior parte dessa dívida é pública, também do Banco Central Europeu ou do Fundo Monetário Internacional“.

Fonte: Esquerda.net

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here