O Efeito da Expectativa na Investigação Científica

0
566
Comportamento das pessoas perante as expectativas
Comportamento das pessoas perante as expectativas

De um modo geral, as pessoas comportam-se de acordo com as nossas expectativas. Se esperamos que elas sejam amigáveis, é mais provável que o sejam do que se esperarmos que sejam hostis e lidarmos com elas em conformidade com essa expectativa. Os pacientes dos analistas freudianos tendem a ter sonhos freudianos, ao passo que os pacientes de analistas junguianos têm sonhos junguianos. Não têm conta os exemplos vindos de todos os domínios da experiência humana que ilustram este princípio.

Em comparação com a riqueza da experiência pessoal e os testemunhos de episódios vividos, as experiências sobre os efeitos da expectativa do investigador principal. Suponhamos que o efeito médio de expectativa no primeiro grupo era sete, e no segundo era zero. Continuaríamos a ver neste resultado a demonstração do fenómeno dos efeitos da expectativa!

Embora nas ciências médicas e do comportamento se utilize por rotina o processo da dupla ocultação, como forma de prevenir contra o efeito do experimentador, este método só em parte é eficaz. Há efeitos de expectativa que mesmo assim persistem, sendo visíveis com toda a clareza no efeito placebo da investigação médica.

Fonte: LIVRO: «7 Experiências que podem mudar o Mundo» de Rupert Sheldrake

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here