A Fraude do Sistema Monetário (Introdução)

0
313
Produção de Dinheiro
Produção de Dinheiro

O sistema bancário é uma parte particularmente hermética e misteriosa do sistema económico, que engloba muitas actividades distintas, e com implicações muito diferentes.

Enquanto os Bancos se limitaram a emprestar as suas próprias poupanças, ou a mobilizar a poupança de terceiros, as suas actividades eram produtivas e irrepreensíveis.

Até os grandes “Bancos de Investimento“, que se desenvolveram à medida que o capitalismo industrial ia prosperando no Século XIX, utilizavam normalmente capital próprio, ou o capital investido ou emprestado por terceiros, para financiar a aquisição de capital de grandes corporações. Vendiam títulos a accionistas ou credores. O problema surgiu quando os Bancos de Investimento passaram a financiar títulos do Estado, mergulhando-os profundamente no mundo da Política, o que lhes concedeu um poderoso incentivo para pressionar e manipular Governos para que aumentassem impostos, proporcionando assim o pagamento dos títulos governamentais em sua posse e dos seus clientes.

Banco de investimento
Banco de investimento

De onde advém toda a poderosa e perniciosa influência Política dos Bancos de Investimento nos Séculos XIX e XX? Particularmente dos Rothschild (na Europa Ocidental) e Jay Cooke e os Morgan (nos EUA).

Já no final do Século XIX, os Morgan tomaram a iniciativa de pressionar o governo dos EUA para que “cartelizasse” as indústrias nas quais os Morgan tinham interesse; primeiro as ferrovias e depois as fábricas. A intenção era proteger esses sectores da livre concorrência utilizando o poder do Governo possibilitando-lhes restringir a produção e aumentar os preços. Os Banqueiros de investimento tornaram-se num grupo bastante activo em prol da “cartelização” dos Bancos Comerciais.

Os Bancos Comerciais emprestam o capital próprio e o dinheiro dos seus clientes depositantes. Mas os bancos comerciais são, na verdade, “bancos de depósito” que assentam numa fraude colossal. A maioria dos clientes acredita que o dinheiro dos seus depósitos está de facto nos bancos, podendo ser levantado a qualquer momento, mas esta ideia é totalmente falsa.

Fonte: LIVRO: «A Fraude do Sistema Financeiro» de Ivo Margarido

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here