Os tipos de moeda que existem

0
808
Moeda
Moeda

Moeda-mercadoria

Moeda sob a forma de uma mercadoria com valor intrínseco. Um exemplo da moeda mercadoria é o ouro. Quando uma Economia usa ouro (ou moeda papel convertível em ouro), diz-se que está a operar sob o padrão ouro.

Moeda-fiduciária

Moeda sem valor intrínseco que é usada como moeda porque o Governo decretou. A aceitação de moeda fiduciária depende tanto das expectativas dos agentes e convenções sociais, como do decreto oficial.

É constituída principalmente por cheques, ordens de pagamentos, títulos de crédito, entre outros. Moeda de papel com equivalência em ouro inferior a 100% embora 100% convertível.

A sua origem remonta aos depósitos em ouro efectuados junto dos ourives, os precursores dos bancos. No início, os recibos dos depósitos correspondiam exactamente à quantidade de ouro mantida nos cofres, mas os bancos passaram a emitir maior quantidade de certificados do que o ouro existente nos cofres, ou seja, sem o correspondente depósito em metal (ouro, prata), dado que com o decorrer do tempo viram que os seus clientes não exigiam a convertibilidade simultânea dos seus depósitos.

O valor desses recibos, ou as moedas de papel, dependia da confiança (fiducia, em latim) que merecia o banco emissor. A circulação da moeda fiduciária nos países que conservaram o padrão ouro até aos anos 60 do Século XX era, em média, 30% a 40% superior às reservas do metal depositado, embora as autoridades monetárias desses países em determinados momentos ultrapassem tais limites.

Fonte:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here