Esterilidade em Homens causada por Smartphones, descobre Estudo de Revisão da Literatura Científica

0
201
Uso de Smartphones causa Esterilidade em Homens
Uso de Smartphones causa Esterilidade em Homens

Foi descoberto que o uso continuado de smartphones, sobretudo quando usados perto dos orgãos reprodutores, poderá causar esterilidade em homens e animais. Tratou-se de um estudo de revisão de literatura de investigadores italianos.

Este estudo concluiu que de forma geral, a revisão da literatura sugere que o uso de smartphones alteres os parâmetros de esperma em animais e humanos. A motilidade espermática e a sua morfologia parecem ser os dois parâmetros mais frequentemente afectados. Há evidências de que a radiação dos smartphones resulta num aumento do stress oxidativo, com subsequentes danos nos danos nos lípidos da membrana espermática e no ADN. Essas anormalidades parecem estar directamente relacionadas com a duração do uso do smartphone.

No entanto, são necessários mais estudos para fornecer evidências mais fortes de que o uso do smartphone perturba a função espermática e testicular, porque a literatura existente apresenta várias limitações. Isso inclui alguma falta de homogeneidade em termos de comprimento de onda de RF usada, profundidade de penetração e duração da exposição à radiação.

Esta situação levou o Prof. Olle Johansson (professor auxiliar no Instituto Karolinska) a vaticinar a esterilidade irreversível dos humanos em cinco gerações (com base nos seus estudos com ratos em laboratório), como se pode visualizar pelo vídeo seguinte:

Fonte:

La Vignera, S., Condorelli, R. A., Vicari, E., D’Agata, R., Calogero, A. E. (2012). Effects of the Exposure to Mobile Phones on Male Reproduction: A Review of the Literature. Journal of Andrology, 33 (3), 350-356. DOI: https://doi.org/10.2164/jandrol.111.014373

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here