Lembram-se da Pandemia de 2009 ?

2
632
Lembram-se da Pandemia de 2009 ? H1N1 - Gripe A
Lembram-se da Pandemia de 2009 ? H1N1 - Gripe A

Em 2009 foi declarada a 1ª Pandemia do Século. Tratava-se, na altura da H1N1 (Gripe A).

O modelo de projecções utilizado na altura estimou milhões de mortes (foi projectado pelo mesmo Neil Ferguson, que projectou milhões de mortes por COVID-19). A histeria começou a tomar forma, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou estado de pandemia, os Media fizeram a sua parte e a Indústria Farmacêutica, vulgo Big Pharma, esfregou as mãos de contente, com a vacina já preparada para comercializar (a Big Pharma tem a estranha presciência de prever “Pandemias” recorrentemente, mas esse é um tópico à parte).

No entanto, as projecções saíram goradas e a dita pandemia ficou muito aquém do previsto e muito, mas muito aquém sequer de uma Gripe Sazonal. Os países, vassalos das grandes ONG‘s como a OMS, correram a adquirir milhões de lotes de Vacinas, cujo povo se recusou a tomar, por considerar ilógico submeter-se aos riscos da Vacinação por uma doença que se revelava tão pouco ameaçadora. Até os técnicos de Saúde se recusaram a tomá-la!

Foi um grande problema para os países, que gastaram largos milhões em Vacinas que ficaram sem efeito e também para a Big Pharma, que viu vários milhões de lotes cancelados por vários países. O que fizeram? O mesmo de sempre: despacharam os lotes para países em vias de desenvolvimento por valores mais baixos.

A dita “Pandemia“, foi mais um escândalo da Indústria Farmacêutica e dos seus ramos tão bem entrincheirados na nossa Sociedade.

O modelo de projecções gravemente alarmistas de 2009 foi o mesmo utilizado agora, para a COVID-19, e mais uma vez – e como tantas vezes já aconteceu -, falhou rotundamente. Não sem que, no entanto, tivesse provocado danos irreparáveis para toda a Sociedade. Danos esses que, na sua maioria, ainda estão por chegar.

A definição de “Pandemia” fornecida pela OMS também mudou nessa altura, de “uma doença que cause um número enorme de doentes e mortes” para a actual “a Pandemia pode ser moderada ou severa”, deixando para trás o parâmetro “enorme número de mortos”.

Assim sendo, porque é que cada um dos cerca de 200 patogenos que podem causar sintomas de Gripe, entre eles adenovirus, rhinovirus, coronavirus, influenza e outros, que causam cerca de 2,5 milhões de mortes por pneumonia por ano, não são considerados “Pandemia” ?

2 COMMENTS

  1. Lembro-me bem de todo o processo dessa famigerada “Gripe A” (H1N1) e comentei na altura dizendo que a OMS tinha ficado mal na fotografia, pois nada justificava que se declarasse de Pandemia Mundial como se justificou agora a SARS-COV2 actual. Tanto mais que havia milhões de vacinas na altura que foram vendidas para diversos paises que as encomendaram, inclusive Portugal, e isso não sucede agora com o Covid-19 que já matou mais de meio milhão de pessoas e infectado mais de 10 milhões no mundo, continuando a se propagar e não se sabe quantas mais vitimas vai causar até terminar. Esta sim pode ser considerada a 1ª Pandemia do século XXI que pode tonar-se como a de 1918 (a cahamda “Gripe Espanhola” ou Pneumónica) que matou entre 50 a 100 milhões de pessoas a nivel global.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here