Uma “Gripezinha” ?

3
712
Uma
Uma "Gripezinha" ?

Ouve-se várias vezes a frase e realmente dá piada os que tentam menosprezar a Gripe Sazonal quando comparada com a COVID-19: “Isto não é uma Gripezinha“. Será que estas pessoas têm noção do que estão a falar?

A Gripe mata em todo o mundo, até 650 mil pessoas todos os anos.

Em Portugal, liquidou mais de 4 mil em 2017 [2] e cerca de 3300 em 2019. [3] 2014 foi um ano ainda mais complicado, com cerca de 5.500 mortes! [4]

Sabendo que a curva de mortalidade está na sua recta final, tanto num caso como noutro, são números que a COVID-19 nunca atingirá.

Isto, apesar de se estarem a classificar a mortes por COVID-19, quando na verdade, a causa de morte são outras patologias.

Os números relativos à Gripe são números que não deveriam ser desprezados desta forma por aqueles que magnificam a importância de uma doença que não chega sequer próximo da mortalidade da que eles tentam menosprezar.

Aqueles que se compadecem pelos mortos por COVID-19, tornam-se estranhamente empedernidos perante o cenário da mortalidade anual de Gripe. Que estranho.

Dois pesos e duas medidas ou a capacidade de distorcer a percepção da realidade.

Fontes:

[1] WHO

[2] Público

[3] Diário de Notícias

[4] Jornal de Notícias

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma vez se tenta menosprezar a actual Pandemia Mundial referindo o número de vitimas anualmente da gripe sazonal que nunca causou tão elevado número de mortes e infectados por dia, como nos EUA e Brasil, nem nunca matou tantos médicos em apenas 3 MESES no mundo inteiro e pessoal auxiliar nos hospitais que combatem na linha da frente este novo flagelo do Covid-19 nos dias actuais que já causou mais de meio milhão de mortes e infectado 10 milhões de pessoas em 6 MESES, não se sabendo quantas mais vai causar até terminar. Por isso, seria bom os negacionistas levarem a sério esta nova doença infecto-contagiosa que paralisa cidades, paises, obrigando ao confinamento social, destruindo a Economia Mundial, com milhões de pessoas no desemprego, coisa que nunca foi causado pela gripe sazonal.

  2. Mais uma vez se tenta menosprezar a actual Pandemia Mundial referindo o número de vitimas anualmente da gripe sazonal que nunca causou tão elevado número de mortes e infectados por dia, como nos EUA (61.790 nas últimas 24 horas com 1011 mortes neste dia em que comento) e no Brasil (42.619 com 1220 mortes), nem nunca matou centenas de médicos em apenas 3 MESES no mundo inteiro e pessoal auxiliar nos hospitais que combatem na linha da frente este novo flagelo do Covid-19 nos dias actuais que já causou mais de meio milhão de mortes e infectado 10 milhões de pessoas em 6 MESES, não se sabendo quantas mais vai causar até terminar. Por isso, seria bom os negacionistas levarem a sério esta nova doença infecto-contagiosa que paralisa cidades, paises, obrigando ao confinamento social, destruindo a Economia Mundial, com milhões de pessoas no desemprego, coisa que nunca foi causado pela gripe sazonal.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here